sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Como proteger a sua mala da melhor forma possível

Qual mala levar, quantas malas levar e o que levar é uma das dúvidas mais comuns para quem irá viajar.

Eu na verdade, não sou o mais recomendado para auxiliar com dicas sobre o que levar, tipo quantas peças de roupa, pois eu sou absurdamente exagerado. Gosto de levar tudo, alias, eu levo tudo, e volto com metade das coisas sem usar.... Lamentável....rsrsrs


Mas quero contribuir com dicas para proteger a sua mala da melhor forma possível.

Vou começar falando do que não se deve nunca fazer com malas em viagens de avião, principalmente as internacionais: Tranca-la com cadeados comuns. Isso é um erro muito comum, pois acarretará em um risco muito alto de ter a sua mala estragada pelos orgãos de fiscalização alfandegárias, que fazem vistorias antes de sua mala ir para a esteira, onde voce a recolhe e prosegue viagem.

Os orgãos alfandegários, tem o total poder de abrir qualquer mala que eles acharem pertinente. Se ela estiver vedada, selada, trancada, eles terão que arrombar a mala, e podem apostar, eles fazem isso, sem dó do ziper, do couro, do tecido, nada. Por isso que um cadeado normal, não é recomendado, pois só voce tem a chave, e eles fazem as averiguações sua mala sem voce saber.


Esse procedimento é diferente da alfandega que faz a vistoria após a imigração, onde eles fazem perguntas, geralmente se voce traz comida, e revistam a sua mala na sua frente.

Então como proteger a mala, para que ela fique fechada, e ainda sim, a disposição das Autoridades, da melhor forma possível?

Fazendo duas coisas: Tranca-las com cadeados com certificação TSA + Plastico a Vácuo.

Só para explicar, TSA não é a marca de um cadeado, mas sim a sigla de Transportation Security Adminstration. Os cadeados que possuem a certificação do orgão TSA, possuem um logo identificando-os. Esses cadeados no Brasil não são muito fáceis de se encontrar, e quando se encontra, não são baratos. Nos EUA por exemplo, um par de cadeados TSA custa em torno de 9 dolares, aqui chegam a custar 30 reais cada um.




O pessoal que cuida da fiscalização possuem uma chave mestre internacional TSA, que consegue abrir sem danificar os cadeados com certificação TSA, ou seja, eles não irão arrombar a sua mala, pois eles tem a chave tambem. Assim a sua mala viaja tranquila, e caso tenha que ser aberta pela fiscalização, irá ser sem danos a sua mala.

O plástico a vácuo, é uma forma tambem de proteção, pois veda a mala inteira. Essa proteção serve tanto para não dar acesso ao zíper da mala, mas tambem para proteger contra impactos, e minimizar um possível rasgo no tecido, ou na estrutura. Malas que viajam com o plastico a vacuo, tem uma grande chance de chegar em melhor condição do que se for sem ele.

Nos aeroportos, existem várias empresas que fazem esse serviço de plastico a vacuo. Portanto antes do check-in, caso haja interesse, é só ir antes de despachar as malas.


A outra hipotese sem ser os cadeados TSA, são os lacres plásticos. Simples, e muito funcionais. Como eles são numerados, em caso de violação, voce saberá na hora que a sua mala foi aberta. Esses lacres são portanto uma ótima alternativa para quem nao tem os cadeados com certificação TSA. Custam cerca de 0,20 centavos de real nas papelarias cada um. Inclusive as Cias. Aéreas tem a disposição de quem precisar fechar a mala gratuitamente.



Mas nem tudo são flores. Existe a possibilidade de se abrir uma mala mesmo com ela lacrada. Segue um vídeo mostrando como que se procede a abertura de uma mala com cadeado.



Mas tentando minimizar isso, lançaram um outro tipo de lacre que tenta dificultar essa forma de abrir malas lacradas. Segue esse outro vídeo mostrando essa alternativa.


Por ultimo as dicas para voce proceder com suas bagagens:

- Coloque sempre externamente etiquetas robustas (de preferencia de plásticos ou couros) com todos os dados sobre voce, e o voo. Internamente tambem.

- Deixe a sua mala personalizada, ou seja, coloque adereços, fitas, laços para que seja fácil identificável por voce (dono) e para os não donos tambem.

- Retire qualquer etiqueta da mala de viagens anteriores. Isso é o erro mais comum de extravio de malas (comentado em topico sobre extravios).

- Verifique e confirme na hora do check-in se realmente a sua mala está indo para o seu destino. Se uma fita é colocada errada, sua mala tem 100% de chances de não ir para onde voce vai, e como sabemos errar é humano.

- Plastico a Vácuo e Cadeados TSA, nunca cadeados comuns. Na falta dele, um lacre plástico descartável.

- Coisas frágeis tem que ser aburdamente bem protegido contra impactos. No meio das roupas, com plastico bolha, tudo o que puder. Pois as Cias. Aéreas não tem nenhum zelo por sua mala.

Por final, segue 3 vídeos de como que a sua mala pode ser "tratada" pelos funcionários que "cuidam" das bagagens.








Acho que é isso.....

Um comentário:

  1. Não acredito que ninguém toma providência! Esse tratamento dado as malas mostra o tipo de serviço que a empresa fornece. Se as malas são manuseadas dessa forma, imagina as manutenções que precisam ser realizadas nas aeronaves... Acho que dificilmente são feitas da forma correta. É... até os macacos são mais inteligentes.

    Leonardo - RJ

    ResponderExcluir