terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PID - Permissão Internacional para Dirigir. É realmente necessário?

Uma coisa que leio muito por blog's, foruns, orkut, é uma duvida sobre a Carteira Internacional de Dirigir. Como que funciona, se realmente precisa tirar alguma coisa no Brasil para levar para lá, se a do Brasil é válida ou não, e por isso pesquisei bastante para entender sobre isso, e saber como proceder.

Então vamos lá:

Em viagens internacionais, existe a possibilidade de alugar um carro, uma moto, uma van, trailer, ou seja, qualquer veículo. O que não falta é lugar e opções para se alugar um veículo.

Mas como proceder com a Habilitação para isso? Resposta simples: A sua carteira de habilitação daqui, funcionará lá tambem! Não precisa fazer aulas, provas nada, a sua CNH Brasileira, é o Documento Oficial que comprovará se voce é habilitado ou não para determinado veículo.

Mas tem sempre os poréns....... rsrsrs

Porém, a sua CNH Brasileira, por lógica, é um documento confeccionado em lingua portuguesa. E fora Portugal, e outros países de lingua portuguesa, ninguem entenderá que aquela letrinha A, significa autorizado a dirigir uma motocicleta por exemplo.

É onde entra a PID - Permissão Internacional para Dirigir. Muitos a confundem como Habilitação Internacional, mas a PID nada mais é do que apenas uma TRADUÇÃO para diversas linguas da sua ORIGINAL CNH Brasileira.


(capa do PID)

Só a PID, não se consiste como documento oficial de habilitação fora do Brasil, mas sim ela junto com a sua CNH Brasileira.

Muitos tambem falam: "Eu tirei a PID, mas nao serve para nada, pois eu aluguei o carro só com a CNH. Nunca me pediram a PID para alugar um carro, e em nenhum outro lugar, apenas a CNH", e isso que gera a dúvida se a PID é necessária ou não.

Então esclarecendo: Para a locadora de carros, a unica importancia é o numero de registro da CNH. Nada mais alem disso. Isso é facilmente localizado na frente da sua CNH, nao precisa de um documento para traduzir. Mesmo se voce não tiver habilitação para Moto, voce conseguirá alugar uma moto. A locadora não se importa se voce tem habilitação para motos.Por isso que eles nao pedem a PID, pois querem apenas dados do documento.

Inclusive, para se alugar um carro em uma locadora extrangeira é necessário: Passaporte, CNH Brasileira e um cartão de crédito internacional (como garantia de multas futuras, pagar a franquia em caso de acidentes, lançar debito de combustivel quando aplicado, etc...).

Quero dar um exemplo que mata a charada da necessidade ou não de se tirar a PID antes de dirigir um carro fora:

Voce está no interior dos EUA, e por alguma razão um policial rodovirário te para. Ele irá te pedir 2 coisas: Documento do Carro, e Habilitação. Como que esse policial saberá que a letra B é uma autorização para se dirigir um automóvel no Brasil? Ele não é obrigado a saber de todas as legislações de transito no mundo, muito menos falar portugues! É AÍ QUE ENTRA A PID, ou seja, voce entregará a PID junto com a CNH, que comprovará na lingua do policial que voce é realmente autorizado e habilitado para digirir um carro.



(página do PID em Frances)



(página do PID em árabe)



(Informações sobre o condutor e de sua CNH)


Volto a dizer: A PID nada mais é do que uma tradução da sua CNH Brasileira.

Se nunca te aconteceu de alguem te pedir nada nas inumeras oportunidades onde voce alugou um carro, isso não se torna como sendo desnecessário ou inútil a PID, ou seja, a pessoa apenas não teve oportunidade e a necessidade de usa-la, mas poderia te-la feito.

Portanto, resumindo tudo isso: A PID é totalmente necessário para se dirigir por estradas fora do Brasil com tranquilidade, estando 100% dentro da lei.

Se para alguem for útil essa informação, deixe uma mensagem!!!

11 comentários:

  1. Muito obrigado pela informação!
    Esse fim de semana minha esposa não pôde ser colocada como motorista porque estava somente com a PID na mão, e não aceitaram como documento. Não acreditamos, e por isso fui procurar mais informações.
    Mas não entendo porque não se pode aceitar a PID brasileira como uma CNH, porque ela tem todas as informações importantes! Eu vi de outros países, e o deles sim é só uma tradução, com informação quase nenhuma!

    Obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir
  2. Vale pela dica, era o que faltava para solicitar a minha.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica. A minha está vencida, como nunca me solicitaram nos alugueis de carro q fiz no exterior, tinha dúvidas da real necessidade. Vou renovar a minha. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional, esclarecedor.
    Texto simples e completo para se ter compreensão.
    Será minha primeira vez fora e essas dicas me deram muita segurança.
    Muito obrigado
    Jean

    ResponderExcluir
  5. Agradeço suas informações.Só faltou vc nos dizer como conseguir a PID.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta procurar o DETRAN do seu estado. Em alguns estados é possível solicitar pelo site do Detran.
      A PID tem a mesma validade da CNH.

      Excluir
  6. Para Portugal tbm é importante ter?

    ResponderExcluir
  7. O foda eh que aqui na Bahia passou de alguns reais para 520 reais pra eles traduzirem uma carteira! É um absurdo!

    ResponderExcluir