terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Documentação e Dicas para entrar nos EUA pelo VWP

Quando voce está se preparando para uma viagem, ela começa bem antes de voce comprar as passagens, principalmente quando falamos de Estados Unidos da América.

Os Estados Unidos, hoje junto com a Austrália, é um dos lugares mais restritos e severos em se tratando de documentação e/ou visto de entrada.

Tudo em nome de duas coisas: Segurança e Imigração Ilegal.

Sobre segurança, não precisa nem falar, e sobre imigração ilegal, eles estão saindo de uma recessão grande que iniciou-se em 2008 até agora em 2009, e eles nao querem que os novos empregos que surgirem, fiquem na maos de imigrantes, principalmente os ilegais, que como todo mundo sabe, aceitam trabalhar por menos salário, o que é uma tentação para um micro-empresário Norte Americano, e com isso, não ajudando no desemprego.

Só que por outro lado, o Turismo é uma bela fonte de receita para qualquer país, aliás é uma bela de uma renda, pois são receitas oriundas de outros países, ou seja, dinheiro de fora entrando no país deles. Então, o que realmente eles querem, é turista, muitos por sinal, mas desde que seja um verdadeiro turista. Só que tem uma coisa: Na dúvida, eles não correm o risco, e não permitem a entrada.

Bom, sobre a documentação para entrar nos Estados Unidos no meu caso, é diferente, pois eu tenho o passaporte Italiano. Com esse passaporte, tenho a isenção de visto, ou seja, não preciso de entrevista física para obtenção do visto. Tudo porque a Itália entra no VISA WAIVER PROGRAM, que é o Programa de Isenção de vistos para entrada nos EUA. 35 países participam do VWP.




Apartir de 12 de Janeiro de 2009, os viajantes que quiserem entrar no solo americano pelo VWP, para viagem de turismo ou negócios com duração de até 90 dias, precisam preencher o formulário do ESTA (Eletronic System for Travel Authorization) até 3 dias antes da viagem. Voce recebe uma resposta por email dizendo se vc está elegivel ou não a viagem.

Na imigração, geralmente as perguntas se referem a voce e o que vc está fazendo lá: Portanto, as principais perguntas: Your passport please. - O seu passaporte por favor. / Why are your here? - Por que você esta aqui? / How long do you intend to stay here? / What do you do in your country? / entre outras...


Independente se voce faz parte do VWP, todos tem que entregar na imigração o formulário I-94W.
Esse formulário voce entregará e receberá um canhoto que geralmente é grampeado no seu Passaporte. Tente nao esquecer de entregar na hora que voce sair dos EUA esse formulário I-94W. Porque? Porque quando voce entra, é considerado o primeiro dia da sua viagem. E voce tem 90 dias para ficar lá.

Portanto esse documento que vc entrega na hora que sai dos EUA é a comprovação que não passou dos 90 dias (ou o máximo de dias que voce recebeu de autorização para ficar em solo americano, que pode ser menos de 90 dias). Se voce se esquecer e nao entregá-lo, ficará no sistema dos EUA que voce ainda está lá, e passou dos 90 dias, o que ocasionará um problema para uma futura volta para lá, já que voce teoricamente "não respeitou os 90 dias", e consequentemente poderá ter problemas em sua volta aos EUA. Portanto: Não se esqueça de entregar o I-94W na saída.

Após a imigração, voce será avaliado (ou não) pela Alfandega americana, procurando alimentos não declarados, contrabando ou alguma coisa perigosa que voce carrega em suas malas, dinheiro não declarado (acima de USD 10.000,00), e possíveis doenças. O mais comum é pergutarem se voce está trazendo comida. Caso persista a dúvida do oficial da Alfandega, ele solicitará para que voce abra a mala para uma averiguação. No avião, voce tambem terá que preencher um formulário Form 6059B sobre isso.

Então, em se tratando de documentação para se entrar nos EUA pelo VWP:


- Passaporte de algum país participante do VWP com leitura optica e duração mínima de 6 meses;
- Formulário do ESTA com a autorização de viagem; Link do site para preenchimento do ESTA
- Formulário I-94W; Link para um Modelo de I-94W
- Formulário 6059B (Alfandega); Link para Modelo do Formulário 6059B
- Comprovação de Hospedagem nos EUA;
- Comprovação de auto-financiamento durante toda a viagem;
- Comprovação de volta para o seu país como uma passagem aérea por exemplo.

Com posse de tudo isso, voce está bem caracterizado que está indo a turismo, e nao terá problemas na imigração americana.

Uma dica que eu já li, é que eles podem fazer uma avaliação de quantidade de tempo da sua viagem versus quantidade de mala. Exemplo: Voce fala que ficará 7 dias nos EUA a passeio, mas leva 4 malas lotadas de roupas, com 18 calças jeans, 29 camisetas, 11 pares de tenis, etc... Isso pode caracterizar que voce nao ficará apenas 7 dias, e terá que explicar como troca tanto de roupa assim em tão pouco tempo. Entao fica a dica: Roupa compátivel com a sua viagem.
Se foi util a alguem essas informações, deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário